Home / Financiamento de Veículos

Financiamento de Veículos

Financiamento de Veículos
Financiamento de Veículos

Financiamento de Veículos

O financiamento de veículos é a forma mais utilizada para comprar um veículo, tanto novo como usado. No Brasil, mais de metade dos carros novos são vendidos através deste financiamento. Em meados dos anos 90 ao controlarem a inflação, os bancos passaram a ter mais
segurança o que deu inicio a um mercado de empréstimo.

Foi nesta altura que o financiamento de veículos se tornou popular.
Ao fazer um financiamento de veículo, cobra-se a TAC, isto é, um valor fixo que varia consoante o banco e o cliente. Todos os bancos têm procedimentos para a isenção desta taxa e como tal é aconselhável estar bem informado e negociar com o banco.
Ao financiar um veículo o ideal é dar o maior valor de entrada possível, estar bem informado em relação às taxas do financiamento e comparar a de vários bancos para escolher a mais vantajosa.
É fundamental nunca atrasar uma parcela do financiamento nem pagá-lo em mais de 24 meses pois isso só aumentará o valor a pagar, a divida torna-se maior e mais difícil de liquidar.
O cálculo das parcelas do financiamento de veículos é feito, na maioria das vezes, através da tabela Price com uma taxa pré-definida. Existem taxas de 0,50% a.m. até 2,50% a.m, dependendo muitas vezes da cara da pessoa que pede o financiamento.
Para calcular o financiamento do veículo é possível utilizar no Excel a seguinte fórmula:
=PGTO(2%;24;10000)
Neste exemplo os 2% correspondem à taxa de juro, 24 é o número de parcelas e 10000 é o valor financiado, ou seja, R$ 10.000,00. Neste cálculo o valor da parcela do financiamento corresponde a R$ 528,71.