Home / Financiamento Imobiliário

Financiamento Imobiliário

Financiamento Imobiliário
Financiamento Imobiliário

Financiamento Imobiliário

O sonho de qualquer pessoa é ter a sua própria casa. Contudo comprar casa não é uma tarefa fácil. Tendo em conta o valor de uma casa, poucas são as pessoas que conseguem pagar na hora, ou seja, é necessário recorrer ao financiamento e aqui é preciso ter a atenção redobrada para se fazer a melhor escolha. Há que recorrer a vários bancos e fazer o cálculo do financiamento imobiliário de maneira a obter o melhor spread proposto. Depois, tendo em conta o orçamento familiar mensal há que escolher o número de prestações de maneira a que o valor mensal seja mais acessível mesmo que isso implique pagar mais juros.
O financiamento é feito segundo vários factores: o valor do financiamento, a idade do financiado, os rendimentos deste último e o valor da avaliação do imóvel.
O valor da avaliação do imóvel é definido pelo engenheiro do banco que conhece os preços do mercado bem como as exigências feitas pela prefeitura.
A compra de imóvel impõe também o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, o ITBI, cobrado pela Prefeitura local.
Assim que assina o contrato, o valor do financiamento é depositado na conta corrente do vendedor e fica bloqueado até a entrega do contrato registado no banco. O banco tem entretanto 5 dias para liberar os valores ao vendedor do imóvel.
Ao comprar casa é importante fazer o seu registo, não basta assinar a escritura. O registo declara quem é o verdadeiro dono do imóvel, de acordo com o Código Civil Brasileiro, a propriedade (imóvel) só é transferida após o registo da escritura no Cartório de Registo de Imóveis.