Home / Tudo sobre cartões de crédito

Tudo sobre cartões de crédito

Cartões de crédito

Para se falar de cartões de crédito é preciso primeiro explicar a grande diferença que há entre um cartão de crédito e um cartão de débito que usamos diariamente.

Um cartão de crédito é um cartão que pode ser usado por quem o tem para comprar algum bem ou serviço mas pagá-lo apenas mais tarde, ao contrário do cartão de débito que usamos para pagar também algum bem ou serviço mas o pagamento é efectuado de imediato.

Assim podemos dizer que um cartão de crédito é uma espécie de empréstimo não garantido que uma qualquer instituição financeira lhe proporciona através de uma facilidade de pagamento.

Como num empréstimo normal, o uso do cartão de crédito pode ter custos adicionais para o seu utilizador, nomeadamente os juros consoante o momento em que o utilizador decide efectuar o pagamento da totalidade ou de parte do empréstimo.

Se o empréstimo for pago na totalidade dentro do período de crédito grátis que é normalmente de um mês o utilizador não terá qualquer encargo relativamente a juros mas se optar por uma modalidade de ir pagando o empréstimo em várias prestações mensais, aí será cobrada taxa de juro por esse empréstimo.

O cartão de crédito é um instrumento que pode ser muito útil e trazer algumas vantagens mas pode também trazer alguns dissabores se não for usado com cuidado e com alguma cabeça.

O facto de podermos comprar os bens que desejamos no momento em que os encontramos e ainda o facto de não termos de transportar dinheiro são algumas das vantagens do uso do cartão de crédito.

As desvantagens são que um bem poderá sair mais caro no caso de se somarem à conta final as taxas de juro e encargos do financiamento, e ainda que às vezes podemos cair na tentação de efectuar mais compras do que as necessárias e perder o controlo da utilização do cartão de crédito o que pode levar a sérias dificuldades financeiras.

Bancos brasil

Antes de assinar um contrato para obter um cartão de crédito deve informar-se sempre sobre as condições do mesmo, nomeadamente, as taxas de juro que estão associadas ao cartão assim como a forma como esses juros são calculados.

O cartão de crédito deve ser sempre usado com um objectivo em mente.

O utilizador deve saber exactamente sempre quando e quando vai pagar os bens adquiridos.

É importante somar ao preço do bem que vai adquirir as taxas de juro associadas ao seu cartão de crédito pois esse vai ser o valor final do bem adquirido e não o preço a que o está a comprar
Tenha também atenção aos pagamentos pois existem penalidades sempre que uma prestação de um empréstimo não for paga quando está estipulado no contrato.

Outra vantagem bastante importante dos cartões de crédito é o facto de estes terem seguros associados, seguros de doença, acidente, acidente em viagem, perda, roubo ou extravio do mesmo cartão entre outras coisas.

Estes seguros são válidos tanto no país onde vive como no estrangeiro.

Muitas pessoas compram as suas férias com cartão de crédito pois nesse caso o seguro do cartão cobre tudo o que possa acontecer durante essas férias sendo assim uma segurança extra para o utilizador do cartão de crédito e de todos os familiares que o acompanham